Blog

 

BANDEIRA TARIFÁRIA DE ESCASSEZ HÍDRICA

03/09/2021

O Brasil enfrenta a pior escassez hídrica desde 1930. Os reservatórios das hidrelétricas receberam um volume inferior à média histórica. A previsão é de que os reservatórios das usinas hidrelétricas do Sudeste e Centro-Oeste cheguem ao fim de setembro com apenas 15,4% da capacidade.

Entrou em vigor nessa quarta 01/09/2021 uma nova bandeira tarifária nas contas de luz de todo o país. Chamada de "bandeira tarifária escassez hídrica", ela vai adicionar R$ 14,20 às faturas a cada 100 kW/h. O aumento foi anunciado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a previsão é de que a nova bandeira permaneça em vigor até 30 de abril de 2022, diferente do sistema atual, em que ela é revisada mês a mês. Os cidadãos que aderem à tarifa social, (famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único), não serão afetados pela nova bandeira.

Diante do cenário, o governo também anunciou ontem que dará desconto de R$ 0,50 por kWh economizado nas faturas dos próximos meses para os consumidores que pouparem entre 10% e 20%. A medida começa a valer agora em setembro e vale até dezembro, mas pode ser prorrogada.

O sistema elétrico nacional é interligado, isso significa que a energia gerada em uma região abastece diversas áreas do país. Por isso, mesmo que chova em um estado, por exemplo, se a chuva for escassa em outro, há um desequilíbrio que prejudica a transmissão de energia, ou seja, quando a quantidade de chuvas no país não é suficiente, como ocorre este ano, o nível dos reservatórios das hidrelétricas cai, a vazão da água não consegue gerar eletricidade e é preciso recorrer a outras soluções. Para evitar que a situação piore, é preciso que todos façam a sua parte, um consumo mais consciente de energia e evitar o desperdício.



Postado por: Mastersol ENERGIA SOLAR
Fonte do post em: Celesc

Compartilhe

 

Mais Posts

Dúvidas? Clique e fale conosco pelo Whatsapp! WhatsApp